LOUVOR E ADORAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS.

21/05/2012 10:12

 

Ministério Efatá

“Mãos que falam, olhos que ouvem”

Adoração, na língua de sinais.

 

A paz do senhor Jesus cristo!

Bem, antes de falar como é a adoração dos surdos, primeiramente precisamos entender como é a sua língua.

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender  uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

Nos Salmos de Nº 150 diz: Louvem o Senhor!
 Louvem Deus no seu santuário! Louvem-no no céu, que é a sede do seu poder!Louvem-no pelas obras poderosas que realiza! Louvem-no pela sua grandeza inigualável!Louvem-no com todos os instrumentos: a trombeta, a lira, a harpa!Louvem-no com pandeiretas e com danças acompanhadas pelos instrumentos de cordas e por flautas!Louvem-no com símbolos sonoros, sim, com símbolos de som vibrante!Tudo quanto tem vida louve o Senhor!    Louvem o Senhor!

Quando os louvores são entoados, ou  tocados com instrumentos, os surdos podem sentir a presença de Deus através da interpretação, e é claro atuação do espírito santo de Deus em nossas vidas. As expressões facial e corporal do intérprete ajudam muito o entendimento dos surdos, até porque a língua de sinais, não são simplesmente gestos ou mímicas soltas como muitas pessoas imaginam. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Alguns surdos gostam de copiar a interpretação através das LIBRAS e outros preferem ficar quietinhos, e sentir a presença do Espírito Santo de Deus que tem o poder de libertar e de tocar no coração dos surdos e ouvintes  através do louvor. Quando os surdos estão louvando ao Senhor através da língua de sinais, eles o  estão fazendo de todo coração,precisam e gostam de demonstrar através de seus movimentos,expressões faciais expressões corporais, sem ligar para o que os outros irão pensar,mas sim se Deus vai ou não receber o seu louvor e sua adoração.

O nosso Senhor Jesus Cristo sabe e entende a LIBRAS e nós cremos e testemunhamos que muitos surdos oram, louvam, agradecem e são transformados através do poder da Palavra de Deus, das orações, das leituras Bíblicas e dos louvores.

Cada sinal, classificador, expressão facial, corporal, tem um motivo para a interpretação completa dos louvores.
Deus nos capacita a cada dia para estarmos pertos Dele através dos louvores e da adoração.
Adorai ao Senhor Jesus com LIBRAS.


A adoração com certeza chegará aos Céus !
O crescimento do louvor e adoração em LIBRAS possa crescer e se aprimorar a cada dia. Oremos que os surdos continuem motivados a adoração e louvor ao Senhor Jesus Cristo através da comunicação principal deles, que é a LIBRAS.
 

Em uma pesquisa feita pelo IBGE de 2000 só na cidade de  Petrópolis existem mais de 9.700 deficientes auditivos e quase 40.000 deficientes de um modo geral. Em nossa igreja ha aproximadamente apenas uns 30 deficientes. Ainda há muito trabalho a ser feito.Só a comunidade de surdos daria para abrir umas 10 igrejas com quase 1.000 membros cada uma.

 

Ass. Vânia Cristina do nascimento

Lider do setor de louvor do ministério efatá

 

 

Tels: (24) 2247-1561/(24) 8827-2319

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!